RSS Feed

terça-feira, 31 de julho de 2012

Filosofia e Ciência


     Filosofia da ciência é o campo da pesquisa filosófica que estuda os fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência, incluindo as ciências naturais como física, biologia, e as ciências sociais, como psicologia e economia¹.

     Embora a definição acima nos apresente uma dica bastante útil sobre a natureza da relação entre a Filosofia e a Ciência, um leitor leigo certamente se perguntaria, o que ele quis dizer com "fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência"?. Nos dias atuais, é certo que todas as pessoas, com raríssimas exceções, possuem alguma noção, ainda que vaga, do que seja a ciência, de sua importância para o avanço tecnológico, para a descoberta da cura de certas doenças e de como a nossa sociedade hoje necessita de sua atividade e produtividade. Em decorrência disso, o conhecimento produzido pela ciência alcançou um grau de segurança quase indubitável, sendo responsável por determinar a nossa visão acerca do mundo e do Universo.

     No entanto, é certo que mesmo com toda a unanimidade do conhecimento científico, poucas pessoas sabem o que é responsável por lhe conferir tanta segurança. Muitas delas sabem devem ter ouvido falar no tal "método científico" e sabem que este é utilizado para testar teorias a partir de experimentos que venham a confirmá-las (ou refutá-las, se for o caso). Entretanto, o que é esse tal método? Como procedem os cientistas quando os dados obtidos com os experimentos não confirmam as hipóteses? Que fazem quando nem toda a comunidade de cientistas concorda sobre a interpretação dos dados obtidos? Ou, mais ainda, que fazem eles quando esses dados confirmam hipóteses opostas? Que faz com que uma hipótese alcance o status de teoria ou lei? Qual a diferença entre elas? Qual a diferença entre ciência e aquilo que não é ciência? É possível fazer ciência sem experimentos? Toda teoria nunca falha, ou ela possui um limite de aplicação? E se o suposto método científico não for suficiente para caracterizar o que é uma teoria científica? Por que os cientistas podem formular a existência de entidades não visíveis como um átomo? Toda tecnologia produzida pela ciência é útil para a sociedade? Que dizer das pesquisas que afetam a liberdade individual, como é o caso das drogas para o aborto, eutanásia, anabolizantes, doping genético etc? 

         Pensar nas respostas para essas perguntas não cabe somente aos cientistas, mas também ao filósofo e refletir sobre elas significa tentar entender os "fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência". Aí onde entra a Filosofia da Ciência e sua importância.


0 Opiniões:

Postar um comentário